A sexta-feira é aquele dia da semana em que o nosso jantar tem que ser especial. No entanto, é bastante comum já estarmos cansados demais para pensar em coisas muito elaboradas. Para já não falar que tem vezes em que nos esquecemos de por a comida pretendida a descongelar!
Na passada semana aconteceram todas as hipóteses anteriores, e por isso jantámos um super Spaghetti alla Carbonara! Como esta receita apenas usa as gemas dos ovos, vi-me na posse de algumas claras que não queria de todo desperdiçar. Bem sei que há todo um mundo de sobremesas deliciosas onde as podia aproveitar, mas tinha só duas claras e não estava de todo virada para sobremesas que, embora do bem, apenas iam aumentar a quantidade de calorias ingeridas pela minha pessoa.
Pensei então em tentar umas belas panquecas proteicas para o pequeno almoço do dia seguinte. Às claras juntei mais um ovo, aveia, farinha de côco e iogurte grego natural. Aromatizei com baunilha e, como sou uma gulosa incorrigível, finalizei com algumas pepitas de chocolate negro.
Vocês não estão bem a ver a maravilha que saiu daqui. Ficaram altas e super fofinhas. Cheias de coisas boas, deliciosas, sem glúten e, se esquecermos as pepitas de chocolate que são completamente opcionais, sem açúcar! Foi um ar que se lhes deu! Desapareceram num instante! Mas como gostámos tanto delas, no dia seguinte repetimos a dose, e estas panquecas fantásticas foram as estrelas no nosso brunch de domingo!
Ingredientes:
🥞2 claras
🥞1ovo
🥞3 c.sopa aveia
🥞2c.sopa farinha coco
🥞1c.chá baunilha
🥞1c.chá fermento
🥞2c.sopa iogurte grego natural
🥞pepitas de chocolate >70% (opcional)
Preparação:
🥞Moer a aveia com a farinha de côco durante 15seg./vel.9
🥞Juntar os restantes ingredientes, excepto as pepitas, e envolver alguns segundos na vel.5, até ficar homogeneo
🥞Envolver as pepitas com uma colher
🥞Colocar porções de massa numa frigideira bem quente. Virar quando formar pequenas bolhas e cozinhar do outro lado
🥞Guarnecer a gosto e servir!
E sabem que mais? Também funcionam em versão waffle!
Commenti