Um dos meus truques para que o pequeno humano coma os legumes e vegetais todos sem drama, é disfarçá-los no meio da refeição. É certo que se os pedaços de abóbora, tomate ou courgette aparecerem muito à descarada no prato vai haver fita e vai começar a chegá-los para o lado. Por isso muitas vezes vão "escondidos", seja num rolo de carne, como este, ou nos molhos que acompanham a comida. Eu bem sei que o ideal é ele comer os legumes e os vegetais inteiros, mas vá lá! Se a estratégia até resulta vamos um passo de cada vez, ok?
Um dia fiz almôndegas. E como em qualquer molho de tomate que faça em casa, carreguei-o bem de coisas boas. Basicamente abri o frigorífico e comecei a tirar coisas que ficassem bem num molho de tomate super delicioso. Usei abóbora, alho francês, courgette, cebolas, alhos e, claro, tomate. Tudo para dentro da melhor amiga, com um bom refogado, bem temperado e voilà! Estava um molho maravilhoso para acompanhar com as almôndegas e o esparguete!
Chegados à mesa, oiço assim: "Mas mãe, eu não quero este molho!". Oh não! Não desta vez, pensei, não sem provares primeiro! E de repente, lembrei-me de um dos livros de histórias favoritos. Em poucas palavras, nesta história, o capitão pirata convence a sua tripulação a comer todo o jantar, pois para ser "um pirata forte e bruto" os pratos é preciso limpar! Nesta história, o ingrediente secreto que torna todo o jantar delicioso é o Molho Pirata dos Valentões, pelo que eu pensei, "Já está! É mesmo isso!". Olho para o pequeno e digo muito séria: "Tens a certeza? Tu sabes que molho é este? É o molho pirata dos valentões! Aquele que os pequenos marujos comem para se tornarem em terrores dos 7 mares!". Olhou para mim desconfiado, mas lá provou o molho com a massa e a carne. Óbvio que não sobrou nada! Porque quando provamos coisas boas até gostamos! E no final lá disse, assim quase entredentes, porque dar o bracinho a torcer é coisa que custa bastante, "Estava delicioso!".
A partir desse dia o molho pirata dos valentões é uma constante nas nossas almôndegas! Nem queremos que seja de outra forma!
E os vossos piratinhas? Também tem de ser convencidos assim?
Ingredientes:
∙12 almôndegas 100% carne de vaca da @carnederva.pt
∙100gr abóbora
∙60gr alho francês (1 pequeno, só parte branca)
∙100gr courgette
∙120gr cebola (1 média)
∙450gr tomate
∙2 dentes de alho
∙1 c.chá mel (opcional, e apenas se os tomates forem muito ácidos)
∙Sal q.b.
∙Pimenta q.b.
∙1 c.chá orégãos
∙2 a 3 folhas de manjericão fresco
∙1 folha de louro
∙2 c.sopa de vinho branco
∙15gr azeite (molho)+ 1 fio para as almôndegas
Preparação:
∙Começamos por preparar o molho. Triturar a abóbora, o alho francês, a courgette, a cebola e os alhos, na Bimby, 5 seg. / vel.5
∙Juntar os orégãos, o sal, a pimenta e o azeite e refogar 5min./100º/vel.1
∙Juntar o tomate e o manjericão e triturar 20seg. / vel. 7 e depois cozinhar 7min./100º/vel.1
∙Entretanto começamos a preparar as almôndegas. Aquecer um fio de azeite num tacho, e quando este estiver quente colocar as almôndegas.
∙Temperar com sal e pimenta a gosto, e colocar o louro.
∙Quando as almôndegas já estiverem bem seladas (com cor a toda a volta), refrescar com o vinho branco e juntar o molho preparado.
∙Reduzir o lume, tapar o tacho e deixar que as almôndegas cozinhem até ao ponto desejado
Comments