Sem muitas demoras que o que interessa mesmo aqui é a receitinha desta salada deliciosa!
Estava na outra noite a pensar o que havia de fazer para acompanhar o jantar e nada me apetecia. Estava calor (muito calor!) o que faz com que os acompanhamentos tradicionais nem sequer sejam considerados. Para além disso estava com todos os minutos contados, pois não sei muito bem como mas a preparação do jantar atrasou-se horrores!
Dos ingredientes básicos usados em salada tinha apenas tomate cherry, mas também não me estava a apetecer uma simples (embora deliciosa) salada de tomate. O rasgo de inspiração surgiu quando me recordei que tinha uma embalagem de queijo ricota aberta no frigorífico e rapidamente pesquisei por alternativas que envolvessem tomate e ricota. Fui imediatamente bombardeada com sugestões! Como eu adoro a internet! Passei os olhos rapidamente pelas fotos e houve uma que me chamou a atenção, pois para além do tomate e do queijo levava também milho doce. Confesso, não abri sequer a receita, nem tão pouco reparei de quem ou de onde era. Apenas vi a foto e comecei a recolher ingredientes do frigorífico e da despensa.
As estrelas desta salada são claramente o tomate e o queijo, mas o milho completa o quadro bastante bem. Decidi juntar um pouco de cebola, porque eu gosto de por cebola picada em tudo o que é salada (manias!) e temperei de sal, fio de azeite e com os meus favoritos de sempre: orégãos (ou não fosse eu nascida e criada no reino dos Algarves!).
O resultado foi uma salada bem fresquinha que veio completar de forma magnífica o nosso jantar. Nós usamos como acompanhamento, mas funciona muito bem como prato principal também. Se quiserem podem completá-la com algumas sementes, para dar um crocante delicioso e ainda mais saciante.
Ah, e para além de deliciosa é também super rápida de preparar!
Ingredientes:
10 tomates cherry (em metades)
1 lata pequena de milho
1/2 cebola (picada)
4 c.sopa de queijo ricota
1 c.chá orégãos
1 fio azeite
Sal q.b
Preparação:
Colocar todos os ingredientes numa taça e envolver
Temperar de sal, orégão e azeite, a gosto
Comments