top of page
Buscar

Panquecas de mirtilos

  • Foto do escritor: Cat
    Cat
  • 30 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Andava já há demasiado tempo a batalhar por umas panquecas que ficassem altas e fofas. Sim, pode parecer fácil, mas quando retiramos a farinha de trigo, o açúcar e o leite da equação uma simples receita deixa de ser assim tão trivial!


Experimentei diversas coisas, mas nunca ficavam como eu queria! A cada tentativa, sentia que estava mais próxima do objectivo. Sendo que um dos requisitos passava por não usar cereais na massa, para que as panquecas ficassem altas, a consistência da massa seria fundamental. Ou seja, tinha que conseguir uma massa espessa, mas que não levasse as panquecas a ficarem secas depois de cozinhadas.


Outro problema frequente passava pela minha tendência para abusar no fermento. O que se revelou completamente desnecessário, pois para além de não cumprir com o propósito principal apenas deixava o seu travo característico nas panquecas. Acreditem! Sente-se bem quando abusamos neste ingrediente! Principalmente quando não usamos açúcar para disfarçar estas pequenas imperfeições!


Mas desta vez finalmente consegui! E para celebrar ainda juntei uns deliciosos mirtilos à festa para completar em beleza! Em vez de fermento, também optei pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Nada temam! As panquecas não vão ficar azedas! Esta mistura ajuda a que as massas fiquem mais arejadas e, quanto a mim, tem um sabor mais neutro que o fermento.


Estas maravilhas foram acompanhadas com iogurte grego natural e com mais uma dose extra de mirtilos bem frescos e deliciosos. No entanto podem, e devem, acompanha-las com o que bem vos apetecer!

 
 
Ingredientes:
∙30gr amêndoas
∙30gr polvilho doce
∙20gr farinha côco
∙1 c.chá bicarbonato de sódio
∙1 c.chá vinagre cidra
∙1 c.sopa óleo côco
∙2 ovos
∙1 c.chá baunilha
∙1 c.sopa de eritritol
∙mirtilos a gosto

Preparação:
∙Moer num bom processador as amêndoas, o polvilho, a farinha de côco e o eritritol até obtermos uma farinha fina (na Bimby, 15seg./vel.9).
∙Numa taça fazer reagir o bicarbonato de sódio com o vinagre
∙Juntar à mistura de ingredientes secos, juntamente com o óleo de côco, a baunilha e os ovos. Misturar até ficar homogéneo (na Bimby, por 10 seg. / vel. 6)
•Envolver alguns mirtilos na massa com a ajuda de uma colher
∙Pôr algumas colheres de massa numa frigideira bem quente.
∙Quando descolar viramos com cuidado para cozinhar do outro lado.

Nota: Como estas panquecas ficaram bem altas (e bonitas) utilizei uma tampa na frigideira para garantir que além de douradas ficavam cozinhadas por dentro
 

Comments


bottom of page