Desde que me lembro de ser gente que gosto de panquecas. A minha mãe ou a minha irmã faziam-mas várias vezes para o lanche. Mas, tal como diriam os meus queridos sobrinhos, essas panquecas eram cheias de "sentimento". Para além do "sentimento" que levavam na massa, ainda eram polvilhadas com uma mistura do mesmo e canela.
Deliciosas, mas hoje em dia não as conseguiria comer sem um sentimento enorme de culpa.
Muitos anos entretanto se passaram, e quando comecei nestas andanças de cortar nos açúcares e farinhas refinados obviamente que ouvi falar nas panquecas de aveia e banana. Ricas em proteína, em hidratos complexos e cheias de fibra. Pareciam um milagre caído dos céus em forma de comida.
Ainda me lembro da primeira vez que as tentei fazer... Ai...Um desastre! Nenhuma saiu inteira! Algumas ficaram meio chamuscadas... Mas uma coisa é certa: nenhuma ficou cá para contar a história! E foi com certeza pelo sabor que não desisti nesse dia de tentar alcançar melhores resultados.
Fui ajustando quantidades e temperaturas... e por fim acho que acertei. Acertei tão bem, que hoje em dia faço tudo a olho. É de tal forma mecânico que para escrever este post tive que pôr uma nota para não me esquecer de pesar a aveia!
Outro truque para o sucesso passa por uma frigideira bem quente. É meio caminho andado para que seja fácil virar as panquecas sem as desfazer.
Esta receita rende-me entre 6 a 8 panquecas, dependendo do tamanho delas.
O meu pequeno humano adora-as, principalmente barradas com pasta de amendoim.
Hum...E por falar nisso...será que conseguem adivinhar qual vai ser o nosso pequeno almoço amanhã?
Ingredientes
2 ovos
1 banana média
35 gr de flocos de aveia
Instruções
Misturar todos os ingredientes na Bimby, vel. 7 / 10seg. Se quiserem, podem primeiro triturar os flocos em farinha (vel 9 / 15 seg). Desta forma a massa fica mais fina
Dispor pequenas doses, cerca de 2 colheres e meia de sopa por cada panqueca, numa frigideira, ou chapa de crepes, bem quente.
Quando a massa formar pequenas bolhas está na altura de virar as panquecas para cozinharem do outro lado.
Enjoy!
Comentarios