Adoro chocolate e tudo que esteja relacionado com este alimento. Com uma grande particularidade: adoro chocolate negro! E quanto mais puro e mais amargo melhor! Já cheguei a comprar chocolate com 99% de cacau! Bem amargo e intenso como se quer! E a maior vantagem? Cá por casa ninguém me rouba este!
Escusado será dizer que mousse de chocolate é uma das minhas sobremesas de eleição. Aquele guilty pleasure que traz memórias de infância e de festas de aniversário.
Para mim, é extremamente complicado resistir a esta sobremesa. Agora imaginem só dizer que não a este tipo de maravilha nas alturas da nossa vida em que mais nos apetecem estes mimos e nas quais devemos evitar comer ovos crus. É muita crueldade junta!
Por isso quando ouvi falar pela primeira vez de uma mousse vegan que ficava muito, muito parecida à original fiquei com a pulga atrás da orelha. Se não me engano, a boa nova chegou-me pela boca da Filipa Gomes, num dos seus programas de culinária, e foi na sua receita que me inspirei. A receita original pode ser encontrada aqui.
Vou confessar que quando ouvi falar de como a aquafaba substituía os ovos fiquei um pouco céptica. Para uma super fã de ovos como eu era um pouco difícil de acreditar que existia uma forma de substituir as claras em castelo.
Mas lá está, nada como ver para crer, e aproveitando a água da lata de grão usada numa outra receita meti mãos à obra.
E não é que é mesmo verdade? Ao fim de 3 minutos a bater este líquido singelo a magia acontece e temos um preparado bem cremoso e arejado que não fica em nada atrás das típicas claras em castelo!
Como disse lá em cima, sou obcecada por chocolate, pelo que usei um com uma grande percentagem de cacau e adoçado com açúcar de côco. Não usei mais nenhum elemento adoçante, apenas aromatizei com baunilha, pois gosto do sabor intenso do cacau!
O resultado final ficou bastante bom, mas para as pessoas menos obcecadas do que eu sugiro que usem uma percentagem mais baixa, pois o sabor fica bem intenso. Podem também adicionar umas colheres de um elemento adoçante à escolha, mas é completamente opcional.
E a textura? Soberba! Juro que ainda vou fazer o teste com os mais esquisitos e vão acreditar piamente que estão a comer mousse de chocolate tradicional!
Ingredientes:
∙200gr de aquafaba (+- a quantidade de água de uma lata grande de grão)
∙125gr chocolate negro 85% de cacau
∙2 c.chá essência de baunilha
∙avelãs e pepitas de chocolate negro (ou outros frutos secos à escolha)
Preparação:
∙Colocar a borboleta e a aquafaba no copo da Bimby bem limpo e seco. Programar 3 min./vel. 3.5. No final deste tempo o resultado deverá ter uma consistência firme
∙Derreter o chocolate com a baunilha em banho maria.
∙Quando o chocolate estiver derretido começar a envolver a aquafaba, com uma espátula, aos poucos e muito delicadamente.
∙No final, com a mistura bem homogénea, dispor em taças individuais e refrigerar pelo menos 8 horas
∙Na altura de servir podem guarnecer com frutos secos e algumas pepitas de chocolate
Comments