top of page
Buscar

Gelado que sabe a Cheesecake (de morango)

Foto do escritor: CatCat

Isto de não pisar num supermercado à mais de dois meses tem os seus prós e contras.


Enquanto por um lado é maravilhoso evitar filas, pessoas em excesso e distrações diversas com produtos que não vamos precisar mas que acabam no carrinho na mesma, por outro temos que lidar constantemente com roturas de stock, substituições de produtos menos desejadas e acima de tudo com tempos de espera para entrega gigantescos. Confesso, este último está a melhorar bastante nas últimas semanas, mas chegámos ao ponto de fazer uma encomenda de comida e só termos slot de entrega três semanas depois! E posso adiantar... a nossa situação aqui pelos subúrbios da Grande Lisboa não era de todo a pior! No Algarve estes tempos de espera chegaram a rondar o mês e meio!


No meio de tanta aventura online para tentar garantir um frigorífico com o necessário à nossa subsistência acabamos por repetir pedidos passados e por vezes fazemos algum stock desnecessário e de todo não intencional de algumas coisas. Foi o que nos aconteceu esta semana. Sem me recordar da compra passada, voltei a repetir a encomenda de queijo Philadelphia, e acabamos com algumas embalagens extra no frigorífico.


Não haveria qualquer problema se estivéssemos a viver tempos normais. Bastava combinar uma qualquer almoçarada com os amigos, apresentávamos no final um maravilhoso e decadente Cheesecake e acabávamos a engordar todos juntos! Só que não! E convenhamos, este tempo de exclusão social já tem disparates suficientes todos os dias para seguirmos novamente por esse caminho.


Assim, decidi ser um pouco mais consciente, não deixando morrer por completo a ideia do cheesecake, e experimentar algo delicioso na mesma e que pudéssemos comer sem culpas.


Aproveitando ainda o facto de o tempo estar bastante agradável a nível de temperatura e de o meu pequeno humano usar isso como desculpa para me dizer constantemente: "Mãe! Está tanto calor! Preciso de algo para me refrescar!", acabei por criar um gelado que faz lembrar um belo cheesecake de morango.


E porquê sem culpas? Porque o gelado em si não tem qualquer açúcar adicionado. O doce da fruta foi mais que suficiente. Sim, fiz cobertura de chocolate, mas a mesma foi feita apenas com manteiga de cacau, cacau em pó e uma colher e meia de xarope de agave. De certeza bem mais natural que qualquer tablete de compra que possamos arranjar! Mais, a cobertura é completamente opcional! A opção tradicional de guardar o gelado numa caixa é bastante válida e não menos saborosa ou saciante.


Cá por casa foram super aprovados! Vamos à receita?

Ingredientes do Gelado

  • 300gr morangos congelados

  • 1 embalagem de queijo Philadelphia (usei sem lactose)

  • 1 cup bebida vegetal (usei amêndoa)

  • 2 c.chá baunilha

  • Algumas gotas de sumo de limão

Ingredientes para cobertura

  • 50 gr manteiga cacau

  • 4 C.sopa cacau

  • 1.5 C.sopa agave

  • Pitada de sal

Preparação:

  1. Picar os morangos congelados num bom processador (na Bimby, 10 seg. / vel. 5)

  2. Juntar o queijo, a bebida vegetal, a baunilha e o limão e misturar tudo novamente até que fique cremoso (na Bimby, 10 seg. / vel. 5)

  3. Dispor em formas de gelado ou numa caixa própria e levar ao congelador até ficarem firmes (deixo sempre pelo menos uma noite)

  4. Depois de congelados, cobrir com a calda de chocolate os gelados que estão nas formas

  5. Para a cobertura, começamos por derreter a manteiga de cacau em banho maria.

  6. Juntar o cacau e o agave e envolve-se bem para ficar uniforme

  7. Mergulhar os gelados no preparado de forma a ficarem com uma cobertura uniforme. Pode ser necessário ajudar com uma colher para cobrir a totalidade do gelado

  8. Quando a crosta estiver firme recolocar nas formas e levar ao congelador até ser hora de servir.

Nota: Os gelados não irão caber da mesma maneira nas formas após a cobertura. Cá por casa arranjámos uma forma de "desenrascar": voltámos a colocar nas formas sem forçar, e envolvemos toda a palete em película aderente. Julgo que uma caixa hermética própria para congelação também poderá ajudar.


Nota final: Tenho uma grande queixa a fazer. Não tenho mesmo jeito maldito para tirar fotos a gelados!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page