Porque não quero começar com algo muito elaborado nem que desse muito trabalho. É isso mesmo, devemos começar pelo que é simples e fácil e acima de tudo delicioso!
A versão de amendoim é bem mais tradicional e conhecida. Popularizada pela cultura americana que nos chega diariamente a casa, esta pasta de oleaginosas veio para ficar e já faz parte do nosso dia. No entanto, há alguns anos fui apresentada à sua prima mais requintada e fiquei completamente rendida! Manteiga de amêndoa é qualquer coisa de divinal! Podemos comprá-la? Podemos, mas é bem melhor se formos nós a fazê-la!
Ingredientes:
300 gr amêndoas
uma pitada de sal
Existem algumas alternativas para fazer esta pasta. A minha favorita é com as amêndoas ao natural e com pele. Se as amêndoas forem compradas a granel é também a versão mais em conta que podemos encontrar.
Para preparar a manteiga basta colocar as amêndoas no copo com o sal e ligar a Bimby (ou outro robot de cozinha equivalente ou ate mesmo um 123) na velocidade 5 (velocidade referente à máquina utilizada). Não programo tempo, pois é bastante variável, uma vez que vou ter que ir parando a máquina para baixar o que tiver nas paredes do copo. O tempo de preparação também depende do ponto em que queremos a manteiga. Mais líquida, com mais pedacinhos crocantes. Eu costumo bater as amêndoas durante mais ou menos 15/20 minutos.
Podemos também pôr as amêndoas uns minutos no forno, de forma a dar aquele toque torrado. Basta colocar as amêndoas num tabuleiro e levar ao forno por uns 10 / 15 min a 200º. Após este passo a confecção da manteiga segue os mesmos passos descritos anteriormente.
Podemos usar também as amêndoas já peladas e torradas que existem no supermercado. Podemos até utilizar directamente farinha de amêndoa, e assim adianta um pouco todo o processo. Estas alternativas podem não se revelar tão económicas como a original, mas fica ao critério de cada um.
Além de deliciosa esta pasta é super versátil, podendo ser utilizada de diversas formas:
Barrar as torradas;
Barrar fatias de maçã;
Rechear tâmaras Medjool: um snack super rápido, saudável e super saciante para quando a vontade de ingerir açúcar aperta;
Adicionar a bolos para aquele toque especial;
Rechear crepes
Para simplesmente para comer à colherada!
Uma das minhas aplicações favoritas passa por barrar uma fatia de pão 100% integral com manteiga de amêndoa e colocar fatias de maçã por cima. Levar ao forno, já aquecido a cerca de 200º e deixar lá até que o pão e a maçã fiquem tostados. De comer e chorar por mais!!
Comments