Após experimentar algumas receitas de donuts houve algo que se tornou bastante claro: tinha que arranjar uma forma própria para fazer os pequenos.
As receitas tradicionais de donuts não precisam desta ajuda, no entanto é muito mais fácil conseguir uma massa fofa e arejada se usarmos o ingrediente típico da pastelaria convencional e que por aqui tentamos evitar: farinha de trigo.
Desta forma, lá investi numa forma de silicone que me ajudasse neste propósito. Quando a dita cuja chegou quase que nem teve tempo de se ambientar, que peguei nela e metia logo no forno com o que seria a primeira fornada da minha experiência de argolinhas fofinhas.
Sabem o velho ditado: "Depressa e bem não há quem"? Pois, bem que pode ser aplicado na integra ao que aqui aconteceu.
Erro #1: embora seja de silicone, e não pegue como as formas de metal, quando as receitas não têm gordura adicionada gosto na mesma de lhes passar um pouco de gordura para não estragar (muito) o delicado resultado final. Só que não! Esqueci-me completamente!
Erro #2: como estava desejosa de provar os bolos não os deixei cozinhar o tempo suficiente.
Ou seja, ficaram deliciosos mas mirrados e meio desconstruídos!
A segunda fornada já correu bem melhor! Tendo aprendido com os erros anteriores, lá untei a forma com óleo de côco e deixei os ditos cujos no forno o tempo necessário para cozinharem completamente sem ficarem secos. Parece que afinal quando temos calma e não saltamos etapas os resultados revelam-se os esperados!
Na hora de decorar, dêem largas à imaginação!
![](https://static.wixstatic.com/media/196dd6_57bda6a717b94c1786cfc3e852c5b434~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1507,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/196dd6_57bda6a717b94c1786cfc3e852c5b434~mv2.jpg)
Quando comecei a pensar nesta receita achei que estes donuts deveriam ser deliciosos (óbvio, não é?) mas ao mesmo tempo neutros. Atenção! Quando digo neutros não quero dizer insípidos e sem graça! Quero sim dizer que têm que ser versáteis o suficiente para suportarem o topping que bem nos apetecer, sem ficarem sobrecarregados!
Assim, posso dizer que ficam maravilhosos com chocolate negro derretido, manteiga de amendoim ou até mesmo com o típico glacé! Desta vez decidi usar chocolate 85% nalguns e glacê de morango colorido noutros. Os de chocolate não conseguiram chegar à fase da foto! E os de morango chegaram porque foram escondidos!
Oh pá...e não é que ficaram mesmo parecidos com os donuts do Homer Simpson?
Ingredientes:
🍩2 ovos
🍩2 c.sopa mel
🍩1 c.chá essência de baunilha
🍩160gr leite coco
🍩50gr farinha araruta
🍩2 c.sopa farinha côco
🍩1 c.chá fermento
Preparação:
🍩Pré-aquecer o forno a 180º
🍩Colocar a borboleta (que irá permanecer durante todo o processo) no copo da Bimby e bater os ovos com o mel e a baunilha por 2min/37º/vel. 3.5 e depois por mais 2min/vel. 3.5 (sem temperatura). Este processo vai permitir que a massa fique bastante leve, à semelhança do que acontece se batermos as claras em castelo.
🍩Juntar o leite de côco e envolver por 5seg./vel. 3
🍩Peneirar as farinhas e o fermento para o copo e envolver por 10seg./vel.2
🍩Dispor a massa em formas de donuts, previamente untadas com óleo de côco, e levar ao forno, a 180º por 15 min.
🍩Deixar arrefecer e decorar a gosto.
Comments