Em dias cinzentos e chuvosos de Inverno só tenho vontade de me enrolar numa manta e fazer um burrito humano em frente à televisão a ver séries cheias de sentimentos. Se a isto juntarmos um belo cacau quente, posso dizer que estamos bem perto da perfeição!
Toda a vida gostei de leite com chocolate, mas a partir do momento que provei chocolate quente, bem espesso e cremoso, que o achocolatado ficou numa liga mais baixa.
Sempre foi muito natural para mim fazer este tipo de coisas em casa. Claro que as receitas foram mudando ao longo dos anos. Hoje em dia já não coloco meia tablete de chocolate de culinária, mais açúcar, no tacho para preparar esta bebida! Ao longo dos anos fui refinando e experimentando coisas diferentes. Por exemplo, se utilizar chocolate em barra esta tem que ter uma percentagem de cacau sempre superior ou igual a 70% e já não adiciono qualquer elemento adoçante. No caso de utilizar cacau em pó, tento utilizar um adoçante mais natural, como o mel ou o agave, sempre numa quantidade bem moderada. Como deixei de beber leite, passei a usar a alternativa vegetal que mais gosto, bebida de amêndoa. Para engrossar o líquido e dar aquele toque bem cremoso e aveludado, nada como a tradicional farinha Maizena. No entanto, também consigo muito bons resultados com Polvilho Doce ou Farinha de Araruta.
No outro dia voltei a fazer esta receita. É tão simples e tão boa! Tão reconfortante que ajudou logo a compensar o dia cinzento e frio que estava lá fora (E os guinchos que a pequena humana mais nova descobriu que consegue dar!).
Ingredientes (2 doses)
•500ml bebida amêndoa bio
•2 c.sopa cacau magro em pó
•2 c.sopa de farinha Maizena (polvilho doce ou farinha de araruta também costumam funcionar bem)
•1 c.chá essência de baunilha
•4 c.chá xarope de agave bio
Preparação:
•Colocar os ingredientes húmidos numa pequena caçarola.
•Peneirar o cacau e a maizena para a caçarola para evitar grumos
•Mexer muito bem com uma vara de arames e levar ao lume médio mexendo constantemente até engrossar
Comments