Caldo que aquece a alma
- Cat
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Esta semana teve uns dias bem cinzentos e desagradáveis. Se achávamos que estávamos na primavera aqueles dias quiseram-nos provar que devíamos estar bem enganados. Em dias como esses só me apetece comer. Mas não uma comida qualquer. Apetecem-me comidas daquelas que aquecem a alma e nos deixam bem confortados.
Há já algum tempo que andava de olho nesta receita, e achei que seria a altura ideal para a fazer. Deparei-me com ela pela primeira vez quando me registei na plataforma Cuizeat. Não me vou adiantar com grandes publicidade. Visitem o site e descubram por vocês mesmos, pois o conceito é bastante útil e acima de tudo prático para quem tem vidas sempre a mil mas quer manter refeições saudáveis e equilibradas, como é o nosso caso aqui em casa. A receita original é da Joana Moura, que contribuí para esta plataforma com as suas deliciosas sugestões, e podem encontrá-la aqui. Atenção que para acederem à totalidade da receita devem estar registados na plataforma.
No dia em que decidi fazer este prato não tinha todos os ingredientes. Podia claro, tê-los encomendado pelo site, e poderia assim ter uma versão exata do prato pretendido. Acontece que não estamos em tempo de desperdiçar nada do que temos no frigorífico e tal levou-me a fazer algumas substituíções de ingredientes ou a deixar de fora alguns condimentos que não se encontravam na minha despensa. No final tenho a certeza que embora não tenha ficado exatamente igual ficou concerteza bem saboroso!
E o que este prato rende? Cá em casa deu para jantarmos os três, almoçarmos os três no dia seguinte e ainda rendeu mais um almoço para a mãe! E acho que se mais houvesse mais eu tinha comido, de tão delicioso que estava!

Ingredientes
1 alho francês
1 cebola (pequena) 3 cenouras
1 lombinho de porco (+-500gr)
500gr batata
1/2 chávena de molho de tomate
100gr Repolho Branco
2 c. sopa de tomilho
Sal q.b.
Água
Preparação
Picar a cebola, uma cenoura, o repolho e o alho francês, utilizando a Bimby, 5 seg/ vel. 5
Juntar ao lombo de porco, num tacho de ferro, os vegetais picados, a polpa de tomate, 1 c.sopa de tomilho e cerca de 500 ml água. Deixar cozinhar até que a carne se desfie e esteja tenra, o que no caso de um tacho de ferro serão cerca de 2h em lume brando.
Durante a cozedura ir vigiado se é necessário adicionar mais água, pois este guisado quer-se com bastante caldo
Quando a carne estiver cozida, adicionar as restantes cenouras em rodelas e as batatas em cubos pequenos e deixar cozinhar no caldo juntamente com o lombo já desfiado.
No final da cozedura, temperar com sal e juntar mais uma colher de tomilho.
Servir e comer bem quentinho!
Comments