top of page
Buscar

Bolonhesa Vegetariana

Foto do escritor: CatCat

Atualizado: 17 de dez. de 2020

E quando nos dão aqueles momentos de preguiça agudos e sabemos que temos que comer mas não temos nem carne nem peixe descongelados? Pois é! Foi o que me aconteceu! Abri o despenseiro e pus-me a pensar o que poderia cozinhar sem ter que andar a descongelar nada à pressa. E os meus olhos caíram sobre a soja granulada. Tive um momento de clarividência! Aproveitando que Pai e Filho não iam jantar, decidi fazer uma bolonhesa mais alternativa.


Quando era miúda e queria começar a fazer comida, Esparguete à Bolonhesa deve ter sido das primeiras receitas que aprendi. Na altura usava os bifes que tinham sobrado do almoço, iam para o 123 e já estava! Era só juntar ao refogado com polpa de tomate e comer com o "esparguete fervido", como o meu pai lhe chamava (desde muito cedo que fui adepta das massas al dente, conceito que na altura não estava muito enraizado no Algarve, e o meu pai dizia que o esparguete estava mesmo cru!)


Hoje em dia sou bem mais selectiva com a escolha dos meus ingredientes. Há quem diga que é mania, mas eu sou feliz assim. Fiz um molho base com cenoura, cebola, tomate e manjericão biológicos. Bem cheio de coisas boas. No final, juntei um pouco de polpa de tomate, também bio, só para dar uma cor mais vermelhinha. Ficou bem apuradinho e delicioso!


Gostei bastante! E ainda bem que sobrou, pois amanhã vai o resto na marmita para o trabalho!

 
 
Ingredientes:
∙65gr soja granulada
∙2 cenouras médias
∙2 tomates médios
∙1 cebola média
∙1 xícara polpa tomate bio
∙Manjericão a gosto
∙Azeite q.b. para refogar
∙Sal q.b.
∙Orégão q.b.
∙Mel q.b. (o sufiente para quebrar a acidez do tomate)

Instruções:
∙Hidratar a soja, durante +/- 5min em água a ferver, temperada de sal e limão (este truque aprendi com uma amiga minha que faz uns pratos vegetarianos que são qualquer coisa!). 
∙Utilizei a Bimby para tratar do molho. Cenouras, cebola, manjericão, azeite e sal no copo, 5seg/vel 5 para picar tudo bem miúdo
∙Refogar 5min/100º/vel.1
∙Juntei o tomate e piquei mais alguns segundos na vel. 5
∙Transferi o molho e a soja já hidratada para uma frigideira, juntei a polpa de tomate, o mel e os óregãos e deixei apurar
∙Quando estava bem apuradinho e bem delicioso, servi com esparguete integral, al dente!


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page