Por duas semanas seguidas que o nosso cabaz de legumes e frutas nos manda beterrabas. Sendo um alimento com um sabor bastante forte e característico, não é fácil incluí-lo em receitas que sejam bem aceites por toda a família, o que levou a que uma quantidade considerável delas fossem acumuladas no frigorífico.
Tinha que as usar. Nunca gostei de deixar que coisas com tão bom aspeto e de tão boa qualidade como os nossos legumes acabassem perdidos, muito menos em tempos como os que agora estamos a experienciar. Já estava pronta a inventar qualquer coisa, mesmo que isso implicasse que eu sozinha fosse comer o mesmo durante o resto da semana.
Por sorte não foi preciso, porque um dos primeiros resultados que me apareceu na minha maravilhosa pesquisa, foi a de uma receita de bolo de beterraba e chocolate, do blog Panelinha de Sabores.
Só de olhar para as fotos me começou a crescer água na boca! Podem encontrar a receita original aqui, pois obviamente fiz pequenas adaptações.
Comecei a olhar para os ingredientes para validar que tinha tudo em casa e não é que me faltava o fermento? Nada estava perdido! Tinha uma vaga ideia que o fermento poderia ser mais ou menos substituído por bicarbonato de sódio, por isso decidi investigar um pouco como funcionaria essa troca.
Do que li, o bicarbonato precisa de dois elementos para reagir: calor e acidez. Portanto, ou mais tempo de forno ou adicionar algo ácido à receita. Mais tempo de forno não me pareceu a solução, pois o meu forno tem o dom de cozinhar tudo mais rapidamente do que o recomendado pelas receitas. Restava-me considerar a adição de um elemento ácido. Lembrei-me então de uma experiência de Red Velvet que fiz há uns anos. Na altura ficou-me na memória o facto de a receita pedir a diluição do bicarbonato de sódio em vinagre e só depois juntar ao restante preparado. Fantástico, as coisas que o nosso cérebro guarda ao fim de tantos anos! Decidi arriscar. Não me recordando das medidas originais, decidi não arriscar demais e considerei apenas 1 c.chá de cada ingrediente. Na realidade apenas precisava destes elementos para que o bolo não ficasse completamente "enqueijado" visto que à partida não iria crescer muito.
![](https://static.wixstatic.com/media/196dd6_5a861e5e70d6444393a43d3f00bcfedb~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_616,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/196dd6_5a861e5e70d6444393a43d3f00bcfedb~mv2.jpg)
Correu melhor que a encomenda! O resultado foi um bolo super rico, fofinho e acima de tudo mega delicioso. Não se sente o sabor terroso tão característico da beterraba nem o ácido do vinagre. Um sucesso!
Ingredientes:
400g de beterraba pesada crua
1 cup flocos de aveia
1/2 cup de farinha de amêndoa
1/2 de cup de cacau em pó
1/2 cup mel
3 ovos
1 c.chá de bicarbonato sódio
1 c.chá vinagre de sidra
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º
Arranjar e partir as beterrabas em cubos e levar a cozer. Cozinhar cerca de 10 minutos, após levantar fervura
Retirar do lume, escorrer e deixar arrefecer ligeiramente.
Utilizando a Bimby (ou outro robot de cozinha) ralar a beterraba durante 20seg. / vel. 7 (ou equivalente). Reservar
Juntar todos os ingredientes secos no copo e reduzir a farinha, 10 seg. / vel. 10
Juntar a beterraba ralada e misturar, 15 seg. / vel.4
Colocar a borboleta na lâmina, adicionar o mel e os ovos e bater tudo durante 3min. / vel. 3.5
Por fim, juntar o bicarbonato com o vinagre numa taça para reagir e só após a reação deverá ser adicionado ao preparado
Dispor a massa numa forma de abrir (utilizei uma de 22cm), previamente untada e forrada de papel vegetal, e levar ao forno, cerca de 30 minutos.
Comments