Sim sim..ainda estamos em Novembro, mas os testes para o Natal tem que começar. E foi exatamente esse o projeto desta manhã de sábado cinzenta.
No outro dia tinha comprado uns cortadores de bolachas super cutes e uns tubos de gel decorativo e tinha prometido ao pequeno que iríamos fazer bolachas.
Antes de mais, vou confessar um pecado. O gel decorativo tem açúcar! Mas estamos no Natal, podemos fechar ligeiramente os olhos, certo? Fica a promessa que um dia, espero que breve, vou tentar arranjar uma receita para decorar as bolachinhas sem o ingrediente do mal!
Quanto à receita, é baseada num original da Mama Paleo e pode ser encontrada aqui.
Usei manteiga, por não ter óleo de côco em casa, e adicionei também um pouco de pasta de tâmaras para adoçar ligeiramente. Aproveitei a sugestão dada, e utilizei amêndoas e nozes em partes iguais para a base.
De resto, segui todos os passos religiosamente até que cheguei à parte de moldar as bolachas.
Provavelmente foi a minha falta de jeito, ou então os ovos eram demasiado grandes e a massa ficou pouco consistente, mas para a conseguir estender sem dificuldades de maior, e para que os bonecos tivessem braços e pernas no final, decidi adicionar duas colheres de sopa de farinha de espelta integral.
No final, ficaram bastante boas. Não me arrependo nada deste extra. Não são paleo nem gluten free, mas, se ignorarmos a decoração (que é completamente opcional) não tem açúcares adicionados, o que é uma grande mais valia quando se trata da quadra natalícia em que todos nós temos tendência para comer em maior quantidade e pior qualidade.
O meu pequeno sous-chef adorou! Principalmente a parte da decoração! E aparentemente estão aprovadas no que toca ao sabor.
Resta saber se vamos conseguir convencer também o resto da família!
Ingredientes:
1 ovo
1 clara
90 gr de amêndoa
90 gr de noz
2 colher de sopa de manteiga biológica
1/4 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
pitada de sal
20 gr de pasta de tâmaras
2 colheres sopa de farinha de espelta integral
Modo de preparação:
Juntar as amêndoas e as nozes na Bimby e reduzir a farinha, 15 seg. / vel. 9
Juntar os restantes ingredientes, com excepção da farinha de espelta e misturar alguns segundos na velocidade 6 (até que a pasta esteja completamente misturada)
Deixar a massa repousar no frio durante cerca de 40 min.
Antes de estender, adicionar a farinha e envolver bem, fazendo uma bola com a massa.
Estender com o rolo entre duas folhas de papel vegetal. Não convém ficarem demasiado finas, de forma a facilitar o corte com as formas.
Cortar as bolacinhas com a ajuda de cortadores e colocar num tabuleiro
Levar ao forno, previamente aquecido a 200º, durante 5 a 7 minutos.
Retirar no forno e deixar arrefecer.
Quando estiverem frias decorar a gosto. Ou não! e aí só têm de as comer!
Comments