top of page
Buscar

Bolachas de gengibre

Foto do escritor: CatCat

Com o aproximar do Natal e em jeito de celebrar as férias que se aproximavam perguntei ao pequeno humano se queria fazer bolachinhas comigo. Claro que para o cativar tive que dizer que eram bolachinhas daquelas com formas e que depois íamos decorá-las.


Ao início ainda reclamou um pouco, mas depois achou que a atividade até podia ser engraçada e lá veio comigo para a cozinha. Abriu de imediato a gaveta onde guardo os moldes e tirou de lá todos os que encontrou. Elefantes e ursos incluídos!

 
 

Enquanto ele se entretinha a decidir que formas usar a mãe pensava numa receita que permitisse que as bolachas não se desfizessem assim que saíssem da forma, mas que levassem os nossos ingredientes do bem de eleição.


A ajuda criativa veio de uma receita que os pequenos costumam fazer na escola. Esta receita ajudou-me principalmente com as proporções de ingredientes para que a massa ficasse consistente. Claro está que os ingredientes sofreram as substituições da praxe. A farinha foi substituída por farinha de amêndoa e por polvilho doce e o açúcar por pasta de tâmaras. As quantidades também foram revistas, principalmente a nível do elemento doce e da manteiga, visto que o objectivo passava também por decorar as bolachas.


O sabor das bolachas estava mais que decidido. Se estamos a chegar ao Natal só podemos fazer bolachas de gengibre e canela!


Claro que faltava uma cobertura. Podia ter cedido ao glacê clássico, mas decidi investigar um pouco. Acabei por encontrar uma receita em que a base para a cobertura era manteiga. Achei que não devia ficar nada mal e que era até bastante simples.


E a verdade é que saíram bastante bem! Não houve bonecos com braços partidos nem estrelas com pontas a menos! Ficaram altas e maravilhosas! Crocantes por fora e macias por dentro. A minha cozinha ficou com um cheiro fantástico a Natal! E o pequeno humano super contente, pois no final teve permissão para despejar o frasco de sprinkles por cima de todas as bolachinhas!


Que vos parece? Vão experimentar?

 
 
Ingredientes:
Bolachas
∙50gr pasta tâmaras
∙50gr manteiga
∙125gr farinha amêndoa
∙125gr polvilho
∙1 ovo
∙1/2 c.chá gengibre
∙1 c.chá canela

Cobertura:
∙6 c.sopa manteiga amolecida
∙1/3 cup eritritol
∙1/4 c.chá de extrato de baunilha
∙corante alimentar a gosto (opcional)

Preparação:
∙Colocar todos os ingredientes num processador e misturar até que as tâmaras estejam bem trituradas e envolvidas com a restante massa. Na Bimby, serão cerca de 20seg. / vel.7.
∙Estender a massa com o rolo de forma a que fique com cerca de meio centímetro de altura e recortar as bolachas com o formato pretendido.
∙Cozinhar em forno pré-aquecido a 180º durante 8 minutos.
∙Depois de frias podem ser decoradas.
∙Para preparar a cobertura usada devemos reduzir o eritritol a pó. Na Bimby, são cerca de 15seg. / vel.9.
∙Juntar a manteiga e a baunilha e misturar até estar homogéneo. 
∙Caso pretendam cores diferentes deve dividir-se o creme por taças e juntar duas gotas de corante em cada taça.
∙Misturar muito bem e barrar as bolachas.


223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page