É que gosto mesmo daqueles dias em que chego à cozinha com vontade de inventar.
Com uma vaga ideia do que quero, e pensando nos vários passos que devo seguir para a concretizar. As dúvidas, sobre se os sabores irão ligar bem entre eles, as alternativas aos demónios do século XXI, açúcar e glúten. Sempre com o fiel caderno ao lado, para tomar notas dos passos, quantidades e tempos,
Hoje foi um desses dias. Aproveitando a paz do final do dia, cheguei à cozinha e comecei a tirar ingredientes do armário.
Como base amêndoa. Não fosse eu uma algarvia de gema e até podia usar outra coisa, mas este fruto seco é praticamente parte de mim.
Para adoçar, pasta de tâmaras. Liga bastante bem com frutos secos e é um excelente substituto para o açúcar. No meu caso comprei a pasta já feita, no entanto é algo que é super fácil de fazer em casa: basta um processador de alimentos, tâmaras e água para as demolhar.
Para ligar tudo, ovo e um pouco de manteiga. Sim, pequei! Mas vá lá! São 10gr de manteiga que renderam 20 bolachas!
Adicionei ainda um pouco de baunilha para aromatizar e um pouco de farinha de araruta para que a massa fosse mais fácil de moldar.
E a minha cara quando provei a massa? Tive que recorrer ao pouco auto-controlo que tenho para que as bolachas conseguissem chegar ao forno!
Ingredientes:
100 gr. amêndoas
25gr. pasta de tâmaras
10gr. manteiga
1 ovo
1/2 C. de chá de essência de baunilha
1 C.sopa de farinha de araruta
Preparação:
Moer a amêndoa na Bimby, 15seg./vel.9
Juntar os restantes ingredientes na vel.6 até que esteja tudo envolvido de forma homogénea. Pode ser necessário parar a Bimby para baixar a massa que estiver nas paredes do copo
Fazer pequenas bolinhas de massa, e dispor num tabuleiro com papel vegetal
Espalmar a massa de forma a dar a forma pretendida
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º durante 10 minutos
Comments