Uma coisa que desapareceu cá de casa quase por completo foi o leite. Se há 6 anos me perguntassem se conseguia viver sem leite dizia que estavam completamente loucos.
Para duas pessoas chegávamos a consumir entre 6 a 10 litros de leite por semana. E um dia eu decidi começar a cortar. Comecei por comprar leite sem lactose e a diferença foi quase imediata. A sensação de barriga inchada diminuiu imenso e eu sentia-me muito melhor. Com o passar dos anos retirei mesmo o leite puro do meu dia-a-dia, sendo que hoje apenas o consumo no caso de estar misturado na preparação de alguma refeição e em pequenas quantidades. E acreditem, o meu corpo ressente-se quase de imediato. Eu fui apenas a impulsionadora. Com o passar do tempo o resto da família foi aderindo e como os resultados foram sempre positivos temos mantido o hábito. Assim sendo, cá em casa só compramos leite quando temos visitas.
Nem queiram saber as vezes que sou olhada de lado quando digo que o meu pequeno Humano não bebe leite desde que deixou de mamar! Acho que só não sou linchada em praça pública porque ele é consumidor diário de iogurte e queijo!
Como alternativa gosto de experimentar bebidas vegetais. Sim, vamos tratar as coisas pelos nomes e por favor não lhes vamos chamar leite! Da última vez que foi verificado, e eu não sou nada especialista em Biologia, nem a aveia, nem a amêndoa nem tão pouco a soja pertenciam ao reino animal, muito menos eram mamíferos!
Mais uma vez, as alternativas disponíveis no supermercado tem alguns contras. Podemos começar pelo preço. Por favor, mas há limites! E dar 5€ por um litro de bebida vegetal do que quer que seja é dose!
Além disso, é muito importante estar atento aos ingredientes, pois a maior parte destas bebidas estão carregadas do inimigo público #1: AÇÚCAR!
Pareceu-me óbvio desde cedo que uma das melhores opções passava por fazer a nossa própria bebida.
Já não sei ao certo onde encontrei esta receita, pois era tão fácil que não a cheguei a guardar em lado nenhum.
Ingredientes:
Flocos de aveia- 140g
Água - 1.4kg
Canela- 1 colher de chá (opcional, e pode ajustar a dose a gosto)
Receita:
Colocar os flocos de molho em água durante pelo menos duas horas. A água deve ser em quantidade suficiente a cobrir a totalidade dos flocos.
Escorrer bem a água utilizador um passador bastante fino.
Colocar os flocos escorridos no copo da Bimby.
Adicionar a água (e a canela, caso pretendido) e programar 2min30s/vel 9.
O passo seguinte é o mais chato. A forma mais prática passa por utilizar um passador de pano. Como não tenho tal acessório recorri ao amigo pano de linho. Assim sendo, coa-se a mistura obtida com o passador ou pano para uma taça de abertura larga (pois ajuda a diminuir o disparate). Tem que se espremer bem para que todo o líquido seja libertado deixando no pano apenas os restos da aveia.
No final deve passar o líquido obtido para uma garrafa ou jarro (com tampa) e deve guardar no frigorífico.
O resultado é cerca de 1,4l desta bebida vegetal. Sendo que uma embalagem de 400gr de aveia pode custar menos de 1€, as contas parecem bastante óbvias!
Comments