Pão. Aquele alimento que nos últimos anos se tornou quase dispensável cá por casa. Reduzimos em muito o seu consumo e ainda mais a sua compra. É interminável a quantidade de coisas que podem fazer parte dos ingredientes de um simples pão de compra. O meu OCD dispara de cada vez que começo a ler os ingredientes dos rótulos, e ainda mais quando os rótulos não estão disponíveis. Começo a imaginar um sem fim de farinhas e açúcares refinados que só nos fazem mal. Daí que prefiro ser eu a fazer o nosso pão. Assim sabemos exatamente o que lá está e em que quantidades. Sim, perco tempo todas as semanas, mas só pelo cheiro que no final inunda a cozinha é compensador.
Desta vez, achei que devia dar um descanso à farinha de espelta (até porque a estou a utilizar para preparar uma massa mãe de fermentação lenta) e fui dar volta ao armário para aproveitar ao máximo todas as coisas que ainda tenho cá por casa.
Trigo sarraceno, flocos de aveia, centeio e trigo integrais, foram os escolhidos. Não abusei muito na quantidade de trigo sarraceno, dado o seu sabor forte.
E o resultado foi um pão bem delicioso. A família quase que nem deu tempo para tirar a foto! Uma delícia!
Ingredientes:
330gr água
150gr flocos de aveia
100gr farinha trigo sarraceno
150gr farinha centeio integral
100gr farinha trigo integral
20gr fermento padeiro fresco
2 c.cha de sal
Preparação
Colocar os flocos de aveia e o trigo sarraceno no copo da Bimby e reduzir a farinha. 15seg. / vel. 9. Reservar
No copo limpo, juntar a água e o sal e programar 2min. / 37º / vel. 2
Juntar a mistura de farinhas reservadas e o fermento e misturar 8seg. / vel. 6
Juntar as restantes farinhas e programar 2min. / vel. espiga
Deixar levedar num sítio morno até que dobre o volume (Coloquei numa taça embrulhada num pano de cozinha dentro do microondas durante mais ou menos 30 minutos).
Dar a forma pretendida, e levar a cozer durante cerca de 25 min. a 220º
תגובות